13/11 - Webinar "Futuro do Trabalho", com Luciano Freitas

 Eleições 2019: Diretoria Executiva e Conselho Fiscal! Participe!

Perguntas e Respostas para Coaches

1. O que é o programa Gift of Coaching?

É um programa criado pela ICF Foundation para o desenvolvimento da sociedade através da oferta de Coaching pro bono para instituições sem fins lucrativos, inspirando a maximização de seu potencial para o atingimento de metas profissionais e pessoais.

O Capítulo de São Paulo da ICF, através de um comitê executivo, replica o Gift of Coaching no Estado. Por meio deste programa, são colocados em contato Coaches Voluntários que desejam contribuir para o desenvolvimento da sociedade e ISLFs cujos propósitos estão alinhados com alguns dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

2. Quais são os pré-requisitos para se tornar um Coach Voluntário?

Para participar, o Coach Voluntário deverá, cumulativamente:

  • Ser membro da ICF
  • Poder conduzir processos de coaching em português
  • Ter Certificação da ICF (ACC/PCC/MCC) ou um mínimo de 100 horas de atendimento ouum mínimo de 50 horas de atendimento e estare passando por um processo de mentoria ou supervisão

3. Qual o processo para me tornar um Coach Voluntário?

Para se tornar um Coach Voluntário deverá preencher o Formulário de Inscrição disponível clicando aqui.

Ao fazê-lo, automaticamente comprometer-se-á a:

  • Cumprir o Código de Ética do ICF
  • Realizar 10 sessões de Coaching pro bono com o cliente que lhe for indicado pela organização do programa
  • Esclarecer, na primeira sessão, as condições de contrato com o cliente pro bono
  • Reconhecer que, como Coach, você é responsável pelo relacionamento de coaching com o seu Cliente pro bono e que o capítulo ICF-SP deverá receber informações sobre o andamento do processo, via formulário próprio, e estará à disposição para o suporte necessário
  • Preencher, nas datas previstas, o Formulário de Trabalho do Coach disponível clicando aqui.  

É importante destacar que os seus dados e manifestação de interesse serão adicionados ao banco de dados de profissionais que desejam atuar como voluntários do Gift of Coaching. Quando houver uma oportunidade disponível, você será contatado para iniciar o processo de Coaching, sempre respeitando o cruzamento das informações fornecidas pelo Coach Voluntário com as informações da ISFL.

4. No programa Gift of Coaching, posso conduzir, em paralelo, mais de um processo de coaching?

Sim. A quantidade de processos de coaching que poderá conduzir depende apenas da sua agenda e da existência de Clientes que necessitam ser atendidos.

5. Por que devo me voluntariar para o programa Gift of Coaching?

Coaches que participam de um programa como este, normalmente atingem grande realização pessoal por poderem investir seu tempo e habilidades para fazer o bem à sociedade ou para um determinado grupo. Este programa o ajudará a encontrar o melhor lugar para colocar isso em prática.

Ao ser Coach voluntário do Gift of Coaching, terá a possibilidade de participar de um programa internacional da ICF Foundation, de grandes dimensões e impacto em mais de cem países no mundo.

Participando do Gift of Coaching como Coach Voluntário, terá a oportunidade de participar das reuniões de Apoio entre Pares, Laboratórios de Inovação e Supervisão em Coaching que são promovidas pelo comitê executivo do programa da ICF-SP e, com isso, desenvolver-se profissionalmente e contribuir para o desenvolvimento de outros coaches.

O Gft of Coaching dá a seus participantes a oportunidade de se aprimorar fazendo!

Se você quiser fazer a diferença praticando algo importante que pode mudar vidas para melhor, participe do Gift of Coaching.

6. Inscrevi-me no programa, mas ainda não fui contatado

O programa coloca em contato Coaches Voluntários e ISFLs à medida em que há instituições que se encaixam nos critérios de elegibilidade definidos e há Coaches Voluntários em número suficiente para atenderem as ISFLs candidatas à participação no programa. Depois de se inscrever, deve aguardar a sua oportunidade de participar efetivamente do programa, que lhe será comunicada pelo comitê executivo.

Em caso de dúvidas entre em contato com o comitê através do e-mail gift@icf-sp.org.

7. O ICF-SP fornece um contrato padrão para definir as obrigações recíprocas entre as partes, ou posso usar o contrato que normalmente utilizo com meus clientes?

Não haverá um contrato de Coaching específico entre Coach Voluntário e Cliente. O contrato assinado entre ICF-SP, ISFL e Cliente e o contrato assinado entre ICF-SP e Coach Voluntário já têm todas as cláusulas necessárias à realização do processo de Coaching.

8. Quem pagará as despesas telefônicas do Coaching ou outras despesas que o Coach Voluntário tenha para participar do processo?

Por se tratar de um programa de coaching pro bono, nenhum valor poderá ser cobrado pelo Coach Voluntário, nem do cliente nem da ISFL à qual seu cliente pertence. Todas as despesas de participação do Coach Voluntário devem ser custeadas pelo próprio Coach Voluntário. Por esse motivo, o Coach Voluntário, ao definir a forma de realização das sessões de coaching com seu cliente, deverá levar em conta esse fato e optar por processos de coaching que não lhe acarretem custos que não deseja pagar.

9. O que acontece quando o relacionamento de Coaching não estiver funcionando?

Se um Coach Voluntário percebe que há algum problema com o processo de Coaching, deverá entrar em contato com o comitê executivo do programa, através do e-mail gift@icf-sp.org, que prestará todo o apoio ao Coach Voluntário para se resolver o problema.

10. De que forma serei reconhecido pelo meu trabalho voluntário?

Os Coaches são encorajados a divulgar a sua participação no programa usando as suas ferramentas de comunicação com o mercado (website, CV, artigos, etc.) e podem inclusive querer incluir o nome da Instituição para qual oferecem voluntariamente seus serviços de Coaching, desde que antecipadamente receba a permissão da Instituição e que o Coachee seja informado.

11. Como posso considerar as horas cumpridas no programa, em relação ao Credenciamento na ICF?

Todas as horas cumpridas como um Coach voluntário no programa Gift of Coaching serão consideradas como horas pro bono de Coaching para o seu credenciamento na ICF.

12. Terei dedução fiscal para o meu trabalho como Coach Voluntário?

Não será possível obter dedução fiscal, pois trata-se de um processo totalmente pro bono.

13. Quando o processo de Coaching pro bono for finalizado, posso passar a oferecer sessões pagas?

O processo de Coaching é oferecido ao Coachee, sem custo, uma só vez. Se o Coachee decidir posteriormente continuar a relação de Coaching com seu Coach, esse novo processo será objeto de um acordo particular entre as partes e não está coberto por este acordo

14. Existe a oportunidade de compartilhar as experiências e os desafios dos Coaches que participam do programa?

Ao longo do programa serão realizados alguns tipos de encontros entre coaches:

Encontros para troca de informações entre coaches relativos à condução do programa nas ISFLs que atendem

Encontros para Apoio entre Pares que, seguindo uma metodologia específica, servirão para os Coaches Voluntários mutuamente se auxiliarem na condução de casos em que estejam encontrando dificuldades, contribuindo, dessa forma, para o seu desenvolvimento profissional.

Supervisão por coaches certificados para tal

Laboratórios de Inovação

15. Que tipo de correspondência não é apropriada para ser enviada aos Clientes?

Por favor, não envie:

Materiais de Marketing

Newsletters

Anúncios

Correntes

Convites para Linkedin ou Facebook

Qualquer outra comunicação não relacionada ao processo em andamento

As trocas de mensagens entre Coaches Voluntários e seus clientes devem ser apenas para se acertarem os aspectos logísticos do processo que estão sendo conduzidos.

16. Quais são os desafios que podem surgir para o Coach?

Algumas vezes o Cliente pode não comparecer à sessão e/ou não avisar com 24 horas de antecedência. Seja firme com o Cliente em relação ao acordo estabelecido e ao valor do seu tempo, lembrando-o de que após 2 seguidas ou de 3 quaisquer ausências não comunicadas com pelo menos 24 horas de antecedência, o processo de coaching será encerrado

Clientes ou equipes de ISLFs podem ter uma agenda lotada de compromissos, o que dificulta a conciliação de horários. Seja paciente e procure fazer com que o Coachee se comprometa com um horário que possa cumprir

Talvez você decida oferecer serviços de Coaching pro bono para uma ISFL que já conta com sua ajuda financeira. Esteja consciente dos prováveis conflitos que você poderá ter em relação à sua expectativa com o Cliente e/ou com a ISFL a ser atendida. Comunique abertamente esses conflitos e defina os limites de maneira clara para todos os stakeholders

De acordo com o Código de Ética da ICF, você está proibido de divulgar informações do Cliente fora do relacionamento de coaching. As informações oferecidas pelo Coachee pertencem somente a ele. Entretanto, o Cliente pode desejar que você comente sobre o trabalho dele com seus colegas e amigos, especialmente se isso puder resultar em uma fonte de recursos adicional para a ISFL. A divulgação poderá ser feita, desde que não inclua informações sobre o processo de coaching que está em andamento ou tenha sido finalizado

Mantenha os limites do processo de Coaching. Muitas vezes os Clientes procuram a opinião do Coach, pois podem inconscientemente ter expectativas que estão além do seu papel. Se você e o Cliente estiverem interessados em um relacionamento de consultoria, seja claro em relação ao que está e não está fora dos domínios da sua parceria de Coaching