3/9 - Workshop "Propósito", c/ Sergio Resende

04/10 - Webinar "Marketing - Marca Pessoal e Imagem Profissional", c/ Beta Gamboa e Renata Nunes

 Eleições 2019: Diretoria Executiva e Conselho Fiscal! Participe!

FAQs para Organizações Sem Fins Lucrativos e Clientes

Definições, de acordo com a International Coach Federation (ICF):

Coaching: Coaching é uma parceria com os clientes em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional

Um relacionamento profissional de coaching: Um relacionamento profissional de coaching existe quando o coaching inclui um acordo ou contrato formal que define as responsabilidades de cada parte.

No caso específico do programa Gift of Coaching, há um contrato assinado entre a International Coach Federation – Capítulo São Paulo (ICF-SP), a Instituição Sem Fins Lucrativos (ISFL) e o Cliente. Há também um compromisso firmado entre o Coach Voluntário e a organização do programa Gift of Coaching. Estes dois documentos regem, em conjunto, o relacionamento profissional de Coaching entre o Coach Voluntário e seu(s) Cliente(s) participantes do programa Gift of Coaching

Um Coach Profissional da ICF: Concorda em praticar as Competências Profissionais Principais da ICF e está comprometido em agir de acordo com o Código de Ética da ICF

Cliente: É a pessoa ou são as pessoas que estão passando pelo processo de coaching

Responsável: É a entidade (incluindo representantes) que paga e/ou contrata a prestação de serviços de Coaching

No caso específico do programa Gift of Coaching, é a ISFL.

Perguntas frequentes:

1. O que é o programa Gift of Coaching?

O Gift of Coaching é um presente para toda a humanidade. É um programa que leva, através do voluntariado, as melhores práticas mundiais de Coaching para Instituições Sem Fins Lucrativos cujas causas estejam alinhadas com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, conectando as instituições e os coaches membros da ICF, para que, todos juntos, possamos impactar a sociedade de forma positiva e contribuir para a evolução da humanidade.

O Capítulo de São Paulo da ICF, através de um comitê executivo, replica o Gift of Coaching. Por meio deste programa, são colocados em contato Coaches Voluntários que desejam contribuir para o desenvolvimento da sociedade e ISLFs cujos propósitos estão alinhados com alguns dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

2. Quais são os requisitos para que uma ISFL participe do programa Gift of Caching?

Podem participar do programa Gift of Coaching as ISFLs que, cumulativamente:

  • Estejam interessadas no processo de desenvolvimento das competências comportamentais de sua equipe, para que tenham um desempenho melhor nas suas atividades
  • Sejam ISFLs com estatuto social e que tenham impacto no segmento em que atuam
  • Tenham um ponto focal para contato com o Gift of Coaching
  • Terem, ou não, participado do programa anteriormente
  • Terem, pelo menos, 3 pessoas em posição de alta liderança
  • Terem, pelo menos, 3 anos de existência
  • Terem todos os seus propósitos alinhados com alguns dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

3. Quais são os custos envolvidos no programa Gift Of Coaching?

O programa Gift of Coaching é oferecido gratuitamente para as Instituições Sem Fins Lucrativos (ISFLs) e para pessoas de sua equipe que participarem dos processos de Coaching. As ISFLs e pessoas de sua equipe que participarem dos processos de Coaching deverão arcar com as despesas que vierem a ter para participarem do programa como, por exemplo, mas não se limitando necessariamente a:

Tempo despendido pelas pessoas da ISFL

Uso de salas de reunião para os encontros previstos no programa

Uso de infraestrutura que permita a realização de encontros pela Internet

4. Como uma ISFL deve proceder para se inscrever no programa Gift of Coaching?

Para se inscrever no programa, a ISFL deve preencher o formulário de inscrição e aguardar o contato de um representante do programa. O formulário pode ser encontrado clicando aqui

5. O que acontecerá se o relacionamento entre Coach e Cliente não estiver funcionando?

Se um Coach ou um Cliente perceberem que o processo de Coaching não está atingindo os resultados esperados, deverão comunicar-se com honestidade e transparência. Se for de entendimento comum, deverão entrar em contato com o Comitê organizador do programa através do e-mail gift@icf-sp.org. O Comitê tomará as medidas necessárias para resolver a questão.

6. Quando as 10 sessões de Coaching do programa terminarem, posso continuar o processo com o meu Coach?

Este processo de Coaching é oferecido ao Cliente, sem custo, uma só vez. Se o Cliente decidir posteriormente continuar a relação de Coaching com seu Coach, esse novo processo será objeto de um acordo particular entre as partes e não está coberto por este acordo

7. O que acontece durante uma sessão de Coaching?

Uma relação de Coaching pode ser uma experiência poderosa, envolvendo o desenvolvimento de novas possibilidades, alcance de novos níveis e desenvolvimento pessoal. A relação de Coaching entre o Coach e o Cliente baseia-se em respeito e confiança mútuos. O foco central de uma relação de Coaching é o bem-estar do Cliente.

A aprendizagem é fundamental para uma experiência de Coaching. O Coach apoia seu Cliente em sua busca pelo alcance de novos objetivos. O Coach apoia seu Cliente a explorar novas formas de olhar para situações, indivíduos e possibilidades e, também, a desenvolver novos enfoques, planos, estratégias e ações. Esta inovação envolve aprendizagem. Às vezes, a aprendizagem pode ser desafiadora. Pode haver situações nas quais a aprendizagem envolve novas descobertas acerca da forma como as próprias ações do Cliente desempenham um papel importante nas situações que o Cliente quer mudar. Às vezes, este tipo de autodescoberta pode ser desconfortável.

Todas as conversas são confidenciais e o Coach nunca divulgará voluntariamente nenhuma informação acerca da relação de Coaching, sem o consentimento prévio de seu Cliente. O Coach segue estritamente o Código de Ética da ICF, que pode ser encontrado aqui:

https://coachfederation.org/about/ethics.aspx?ItemNumber=854.

8. Qual é a duração usual de um processo de Coaching?

Os Coaches que participam do programa Gift of Coaching oferecem gratuitamente 10 sessões de 1 hora de duração. As sessões serão com periodicidade semanal ou quinzenal, segundo a opção da ISFL. Todos os Clientes de uma mesma ISFL deverão ter suas sessões de Coaching com a mesma periodicidade.

9. Quando eu terminar o meu processo de Coaching, posso ter um outro Coach?

Existe a possibilidade de uma nova inscrição no programa solicitando um outro processo de Coaching, que ocorrerá obedecendo à ordem da lista de espera dos candidatos.

10. É seguro discutir com o meu coach as minhas informações pessoais e confidenciais?

Seu coach está vinculado à ética profissional e ao firme comprometimento com o programa Gift of Coaching de que a confidencialidade será mantida. Ele não irá falar e/ou escrever sobre você , ou dizer aos outros que você está em processo de coaching, sem a sua permissão. Entretanto, você poderá dividir o conteúdo das suas sessões de coaching com quem desejar.

O Coach tem o compromisso de seguir estritamente o código de ética da ICF.

10. A ICF Capítulo São Paulo irá divulgar as minhas informações?

Para promover o programa Gift of Coaching, assim como o Coaching profissional em geral, a ICF-SP poderá divulgar resumos de estudos de casos, testemunhos e/ou artigos sobre o programa. Todos os envolvidos serão previamente consultados em relação aos conteúdos e nenhuma informação confidencial será divulgada. O compromisso do programa com o Código de Ética da ICF é absoluto.

11. Estou muito satisfeito com o trabalho realizado pelo meu Coach, posso oferecer um presente como forma de agradecimento?

O seu agradecimento pelo trabalho do seu Coach é sempre bem-vindo. Se você deseja presenteá-la(o), poderá oferecer-lhe um depoimento por escrito entregue em mãos ou por e-mail, diretamente ao seu Coach. É importante ressaltar que qualquer utilização de depoimentos por parte do Coach, deverá ser previamente autorizada pelo Cliente.

12. Meu Coach é fantástico e eu gostaria de compartilhar com outras pessoas a minha experiência no processo de Coaching. É possível?

O Cliente tem toda a liberdade para compartilhar com outras pessoas as suas experiências no processo de Coaching. Seu Coach apreciará suas referências e a indicação a prováveis novos clientes que possam ser atendidos profissionalmente.

13. Quais são as diferenças entre Coaching, Terapia e Consultoria?

Coaching é uma conversação focada no Cliente e em suas metas, que expande suas perspectivas, escolhas e capacidade de ação. Terapia é uma conversação focada na cura de problemas ou traumas geralmente causados por alguma situação do passado. A Consultoria é baseada na perspectiva de apontar os erros e propor correções e soluções para problemas existentes, além de prover conhecimento específico.

14. Em que circunstâncias poderão ser revogados os privilégios oferecidos pelo programa Gift of Coaching?

Uma ISFL será desligada do programa Gift of Coaching e todos os processos de Coaching sendo conduzidos com os gestores dessa ISFL serão interrompidos se:

Um dos Clientes dos processos de Coaching não comparecer, sem aviso prévio de pelo menos 24 horas, a duas sessões agendadas consecutivamente ou a quaisquer três sessões agendas

Um dos Clientes dos processos de Coaching requerer que seu Coach se envolva num comportamento que seja conflitante com o Código de Ética da ICF

Alguma das pessoas da ISFL diretamente envolvidas com o programa não obedecer às políticas do programa

Alguma das pessoas da ISFL diretamente envolvidas com o programa demonstrar uma atitude desrespeitosa com o Coach e/ou com o suporte da ICF-SP

15. Um Cliente de um processo de Coaching oferecido pelo programa Gift of Coaching pode abrir mão das suas sessões de Coaching e oferecê-las a outra pessoa de sua ISFL ou a um amigo que trabalhe em outra ISFL?

O seu processo de Coaching pode ser interrompido a qualquer momento, desde que acordado com o seu Coach previamente. Porém, as horas que foram destinadas a você não poderão ser transferidas a qualquer outra pessoa. A definição das pessoas a serem contempladas pelo programa Gift of Coaching é de total responsabilidade do Comitê executivo do programa Gift of Coaching promovido pela ICF-SP.