Mudamos !

www.icfsaopaulo.org

Coaching de Equipe que Funciona

Artigo de Catherine Carr e Jaqueline Peters, publicado originalmente no Blog da ICF em 31 de Outubro de 2013, traduzido por Carol Rodriguez com autorização das autoras e revisado por Wilson Gambirazi.

Pesquisas de desenvolvimento organizacional indicam que apenas uma em cada cinco equipes têm alta performance. Assim, não surpreende que, como coaches, frequentemente nós sejamos chamados para apoiar equipes a serem mais efetivas.

Saber como dar coaching para que equipes atinjam alta performance é desafiador uma vez que esse campo é relativamente novo e pouco padronizado e a qualidade e o impacto das abordagens de coaching de equipes podem variar enormemente.

O que em uma sessão parece ótimo para a equipe e para o coach não necessariamente se traduzirá em resultados contínuos, assim coaches podem sentir que estão perdendo seu tempo e prejudicando sua credibilidade.

Além disso, vários pesquisadores perceberam que processos de coaching de equipe conduzidos em momento errado ou com pouca informação podem trazer mais malefícios que benefícios. Não é de se admirar que muitos estudiosos do coaching e organizações profissionais estejam em busca de abordagens para coaching de equipe baseadas em evidências, fundamentadas em pesquisa e com um histórico de resultados.

O sistema “High Performance Team Coaching (HPTC)” que desenvolvemos incorpora uma década de prática de coaching de equipe e anos de pesquisa em desenvolvimento organizacional, além de trabalhos mais recentes de pesquisadores e profissionais de coaching de equipe. O HPTC é uma abordagem ampla e sistêmica desenhada para apoiar equipes na maximização de seus talentos e recursos coletivos para que possam atingir e superar os objetivos postos pela organização. Seu foco está na orientação para resultados que são atingidos pelo alinhamento das ações tomadas pelo coach ou líder nos estágios inicial, intermediário e final de um ciclo de negócios da equipe.

O que torna o sistema HPTC único é sua abordagem ampla e modular que permite que coaches identifiquem, compreendam e expliquem o racional por trás da sua abordagem de coaching. É baseado em pesquisas que podem ser trazidas como referência quando discutindo com líderes o porquê do que estão fazendo no processo, proporcionando sensação de confiança e credibilidade no coach e em sua abordagem. Isso é particularmente importante quando o coach está trabalhando com indivíduos ou organizações que são céticas sobre o processo de coaching. Além disso, muitos líderes que compram processos de coaching de equipe nunca usaram esse tipo de serviço antes e precisam entender o que ele é e o que pode fazer por eles.

O Sistema HPTC baseia-se nas habilidades de coaching e nas competências essenciais da ICF, oferecendo um framework amplo para coaches aplicarem a seus processos de coaching de equipe. Nós frequentemente recorremos ao trabalho extenso do pesquisador Richard Hackman sobre efetividade de equipe, onde ele descobriu que surpreendentes 60% da efetividade de uma equipe vem da definição inicial da estrutura e desenho da equipe, 30% de um início de trabalho efetivo da equipe e 10% de coaching contínuo da equipe. O sistema HPTC leva tudo isso em consideração.

Segurança Psicológica

A segurança psicológica está no centro do sistema HPTC porque sem ela nenhuma mudança em uma equipe é possível. Nós usamos o termo segurança psicológica ao invés de confiança pois a segurança psicológica pode ser mensurada por sinais psicológicos, como a pressão sanguínea e o batimento cardíaco. Nós acreditamos que confiança é o resultado de uma experiência de nos sentirmos continuamente seguros uns com os outros. Segurança impacta todas as fases do desenvolvimento de uma equipe, bem como o engajamento, a autoconfiança e sua.

Coaches de equipe criam segurança demonstrando e promovendo autenticidade e abertura. Isso ajuda a equipe a fazer o mesmo, gerando maior honestidade e propensão a tomada de riscos.

Definir e Iniciar

Como 60% da efetividade de uma equipe depende do início das atividades ou do ciclo de negócio, o sistema HPTC dá ênfase a esse estágio. O estágio de “definir e iniciar” inclui três fases: assessment e coaching para o desenho da equipe e para o início do trabalho em equipe.

Assessment

É difícil saber se um processo de coaching de equipe é de fato a intervenção correta até que se complete a fase de assessment. Um assessment para avaliar a prontidão de uma equipe para o coaching pode ser usado para se tomar essa decisão. Se a equipe está pronta para um processo de coaching, o foco dessa etapa pode então mudar para um assessment da performance dessa equipe, com o objetivo de entender o que ela deve fazer para atingir máximo sucesso e eficiência.

Existem várias ferramentas de assessment para equipes no mercado, então, quando for escolher, pense sobre qual ferramenta vai atacar os pontos com os quais seu cliente está mais preocupado e vai incentivar um diálogo produtivo.

Estrutura e Desenho do Equipe

Quando a equipe não está pronta para o coaching, geralmente é porque existem questões importantes relacionadas à estrutura e ao desenho da equipe que precisam ser trabalhadas antes. Hackman e sua colega Ruth Wageman, pesquisadora de efetividade de equipes, apontaram seis condições críticas para a estrutura e o desenho de uma equipe:

1. Uma equipe real com envolvimento e fronteiras claras.

2. Um propósito ou direção convincentes que guiam o trabalho da equipe.

3. Pessoas com os conhecimentos, habilidades e experiências apropriados para realizar o trabalho da equipe.

4. Uma estrutura de equipe sólida com menos de dez membros que tenham um conjunto claro de regras e acordos para orientar a execução do seu trabalho.

5. Um contexto organizacional encorajador que oferece informação, tempo e recursos para a realização do trabalho.

6. Um processo de coaching de equipe competente que os ajude a se desenvolver como indivíduos e como unidade, conduzido ou por um membro interno da equipe ou por um coach ou consultor externo.

Se quaisquer dessas condições não estiverem alinhadas, isso pode resultar em conflitos interpessoais. Alguns temas de estrutura e desenho de equipe podem ser melhor endereçados logo nas conversas iniciais entre o coach e o líder da equipe; outros temas podem ser trabalhados conjuntamente pela equipe.

Início do trabalho da Equipe

Um lançamento de equipe bem planejado pode melhorar a efetividade da equipe em 30% ou mais.

Uma vez que uma equipe é formada -- frequentemente como resposta a algum evento chave, como a implementação de um novo projeto ou uma atividade com um objetivo definido – o coach pode apoiar a equipe na elaboração de um quadro inicial que traga a visão, missão, valores, objetivos, indicadores de sucesso e acordos da equipe.

Revisão e Realinhamento

O ponto intermediário de um projeto ou ciclo de negócio é o momento de pausa ideal para revisar progresso, coletar feedback de outros stakeholders e planejar próximos passos. Nesse ponto, é indicado coaching individual, ao menos para o líder da equipe. Coaches podem também utilizar suas habilidades de coaching e de questionamento poderoso para ajudar toda a equipe a explorar e aprender ao longo das sessões de coaching.

Coaches podem dar coaching ao vivo e na hora certa observando a dinâmica que se desenrola em reuniões da equipe e interrompendo a ação. O coach pode então ajudar membros da equipe a perceberem e nomearem seus próprios padrões e buscarem novas e mais efetivas formas de trabalharem juntos. Esta técnica de “parar e fazer diferente” é bem poderosa e, uma vez dominada, é algo que equipes podem usar por conta própria.

Reavaliar e Integrar

Quando um projeto ou ciclo de negócio atinge seu ponto final, é hora do coach ajudar os membros da equipe a consolidar e integrar seus aprendizados individuais e como equipe, identificar e alavancar os fatores de sucesso, aprender com os desafios e avaliar o progresso que fizeram em relação aos objetivos traçados.

Incorporar um ponto final pode ser útil até mesmo para equipes de trabalho contínuo, como equipes seniores de liderança cujo trabalho não tem um momento final formal. Ter períodos definidos podem ajudar a canalizar a energia e dar foco ao time. Sem prazos ou entregas específicas, equipes podem vagar sem objetivo e demonstrar falta de coesão, interdependência e foco.

Uma ou duas sessões de coaching, combinadas com uma segunda rodada do assessment feito inicialmente com a equipe, pode ajudar o time a revisar seus aprendizados e sucessos. O objetivo é ajudar os membros da equipe a identificar três indicadores chaves de efetividade de time: engajamento individual; competências da equipe e relacionamentos; e qualidade dos resultados. Por fim, o coach apoia os membros da equipe a celebrar suas conquistas e aplicar o aprendizado em seus próximos passos como indivíduos e como equipe.

O coaching de equipe pode ser um serviço poderoso para equipes buscando melhor performance e engajamento. O sistema HPTC oferece uma abordagem ampla e modular que pode ser customizada pelos coaches para endereçar esses objetivos de forma efetiva. Também oferece um modelo e um padrão que podem ser testados e validados, garantindo equipes mais efetivas.

Catherine Carr e Jacqueline Peters

Dr. Catherine Carr, PCC, RCC, e Dr. Jacqueline Peters, PCC, CHRP têm mais de 20 anos de experiência profissional cada, trabalhando com indivíduos e equipes para melhorar suas performances. Elas concluíram uma pesquisa de doutorado sobre a experiência de coaching de equipes e desenvolveram um novo sistema “High Performance Team Coaching System” para líderes e coaches baseado nas suas descobertas sobre o que realmente cria equipes efetivas. Elas são apaixonadas por compartilhar seu conhecimento e expertise em efetividade de equipes com líderes, coaches e consultores. Elas são autoras dos livros “50 Tips for Terrific Teams: Proven Strategies for Building High Performance Teams” e “High Performance Team Coaching: A Comprehensive System for Leaders and Coaches.” O trabalho delas sobre coaching de equipe foi publicado na “International Coaching Psychology Review” e na “Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice.” Coaches interessados podem juntar-se a elas no grupo do LinkedIn - High Performance Team Coaching para discutir sobre coaching para equipes e aprender o que há de mais recente sobre efetividade de equipes e coaching de equipe na página delas na internet, http://highperformanceteamcoaching.com/